Açude Frios

A barragem do Açude Frios está localizada no rio de mesmo nome, no município de Umirim, no estado do Ceará. O acesso ao local pode ser feito a partir de Fortaleza pela BR-222, até o km 85, no sentido Fortaleza – Sobral. Alguns metros depois da ponte sobre o rio Frios, entra-se à esquerda e atinge-se o local do barramento percorrendo-se cerca de 2km.

O Açude Frios faz parte do conjunto de barramentos que tem como finalidade regularizar o vale do Curu, permitindo a sua exploração agrícola, com destaque para o Projeto de Irrigação Curu-Paraipaba. Um cadastro hídrico realizado pela firma Aguasolos em 1981 demonstrou que o vale do Curu tem um potencial de terras irrigáveis de 11.000 ha., sendo 7.000 ha. com colonização pública e 4.000 ha. pertencentes a proprietários da bacia. O incremento de regularização com o Açude Frios corresponde a uma superfície irrigada de 800 ha.

O volume acumulado no reservatório é de 33.025.400 m³ inundando uma área de 0,66m³ ha. e propiciando uma vazão regularizada de 0,66m³/s para uma permanência de 90%.

Os estudos e Projetos Básico e Executivo, da Barragem Frios foram desenvolvidos pela empresa Aguasolos – Consultora de Engenharia Ltda., no ano de 1982.

A construção da obra teve início em maio de 1987, pela firma EIT – Empresa Industrial e Técnica S.A. Quando da abertura e limpeza da fundação, constatou-se a necessidade de tratamento da mesma, o que não estava previsto no projeto. As outras alterações de projeto se deram no modelo do sistema de drenagem superficial e no equipamento hidromecânico da tomada d’água.

A drenagem superficial apresentava, segundo o projeto, o tradicional sistema de canaletas verticais desaguando em valetas longitudinais. No Açude Frios, o DNOCS modificou o traçado das canaletas de ortogonais para inclinadas, que vulgarmente é denominado “espinha de peixe”. Os serviços de implantação das obras foram concluídos no primeiro semestre do ano de 1989.

Fonte: DNOCS
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*