Parque Botânico do Ceará

O Parque Botânico do Ceará foi criado através do DECRETO ESTADUAL Nº 24.216, de 09 de setembro de 1996, localiza-se no Município de Caucaia, às margens da CE-090, rodovia estadual que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco, Cauípe e Lagoa do Banana.

 

O Parque Botânico possui uma área de 190,00 ha e dista 15 km de Fortaleza. É uma Unidade de Conservação em processo de revisão para adequação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, Lei Federal n° 9.985, de 18 de julho de 2000. Representa uma Unidade de Proteção Integral e possui um perímetro de 7053m limitados por marcos em estacas de cimento, arame e tela de proteção. Foi inaugurado em 05 de junho de 1998 sendo administrado diretamente, durante 12 anos, pela Federação das Indústrias do Ceará – FIEC, mediante firmo de Convênio com a participação do Governo do Estado do Ceará por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE e indiretamente pelo Governo Municipal de Caucaia. Em 9 de julho de 2010, voltou a ser gerenciado pela Semace.

JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO
As áreas localizadas próximas as praias do Icaraí, Iparana, Tabuba e Cumbuco têm sido alvo de especulação imobiliária intensa para construção de casas de veraneio, pousadas e lojas comerciais com fins de dar suporte aos núcleos urbanos que se formaram naquela região. Dessa forma, a criação do Parque Botânico justifica-se pela recuperação e manutenção de áreas preservadas do Complexo Vegetacional Litorâneo, composto por vegetação de tabuleiro litorâneo, com representantes da mata de tabuleiro, cerrado, caatinga e uma parte de manguezal oriundo do Rio Ceará.

O Parque Botânico é aberto a visitação pública com função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural, com informações sobre a fisionomia botânica do Ceará.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
De acordo com o Levantamento Preliminar da Vegetação, Flora e Avifauna do Parque Botânico do Ceará (1998), o local assenta-se sobre uma parte do tabuleiro litorâneo, mostrando uma vegetação arbustiva, normalmente densa, com algumas árvores emergentes. Tais componentes arbóreos são remanescentes de uma estrutura vegetacional florestal, constituída pelas chamadas matas escleromórficas e matas secas estacionais litorâneas, severamente alteradas pelas ações antrópicas.

Dentre os principais problemas ambientais configurados se destaca a pressão demográfica no entorno do Parque configurando desequilíbrios no balanço sedimentológico do litoral, aceleração nos processos erosivos, já muito ativos. Dentre as problemáticas alusivas a ocupação humana foi objeto de várias reuniões com as comunidades na área de influência do Parque a disposição adequada dos resíduos sólidos e efluentes junto a Prefeitura de Caucaia, sobretudo deter queimadas e depredações à vegetação e a infra-estrutura da Unidade de Conservação.

Considerando a fisionomia da cobertura vegetacional, o Parque Botânico, pode ser dividido em três setores distintos: setor do manguezal, setor da bacia aluvial e setor do tabuleiro.

INSTALAÇÕES

  • Centro de visitantes
  • Auditório com 80 lugares
  • Salão de exposições
  • Auditório com 40 lugares
  • Residência do administrador
  • Instalações hidro-sanitárias para visitantes
  • Cantina
  • 2 Quiosques para piqueniques junto ao espelho d’água
  • Orquidário
  • Horto de Plantas Medicinais, Meliponário
  • 6km de trilhas e revestidas de paralelepípedos sendo duas secundárias com mata mais fechada e uma principal
  • Viveiro de Mudas
  • Dispõe de equipamentos que são utilizados para demonstrar o aproveitamento de fontes alternativas de energia, como uma célula fotovotaica (energia solar) e um catavento que serve como demonstração de fonte de energia eólica.
  • Dessalinizador para retirar o excesso de sal da água do parque

ADMINISTRAÇÃO
Telefone: (85) 3368.9452

Fonte: www.semace.ce.gov.br
Fotos: Arquivo pessoal
Jaqueline Aragão Cordeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*